Início Notícias Ibéricas Dos Grados realiza uma jornada de reflorestação na central solar do Fundão...

Dos Grados realiza uma jornada de reflorestação na central solar do Fundão com a participação de 50 alunos do ensino básico de Pêro Viseu e Alcaria

A dos grados

Aprenderam também como funciona a central fotovoltaica e as vantagens das energias renováveis no combate às mudanças climáticas

  • No âmbito dos trabalhos de integração visual a efetuar nas imediações da central para tornar a zona mais respeitadora do ambiente.

 8 de março de 2024. A Dos Grados, empresa que investe e gere projectos de energias renováveis na Península Ibérica, iniciou um programa de reflorestação ambiental na zona envolvente da sua central solar fotovoltaica de 126,5 MW, no Fundão.

Os primeiros trabalhos de plantação começaram hoje com a participação de cerca de 50 alunos do ensino básico das freguesias de Pêro Viseu e Alcaria, situadas no concelho do Fundão. Durante a jornada, que contou também com a presença de Pedro Mesquita e Hélder Marrucho, presidentes de ambas as freguesias, respetivamente, foram plantadas mais de 100 árvores de duas espécies locais muito presentes no território: Quercus suber (espécie protegida) e Quercus pyrenaica.

Além disso, Dos Grados deu um workshop educativo prévio sobre energias renováveis, onde os alunos aprenderam como a eletricidade é gerada numa central solar, as semelhanças entre este processo de geração de eletricidade e a fotossíntese e como as energias verdes contribuem para combater as alterações climáticas e criar um futuro mais sustentável.

MAIS:  Geração Z: empregadores devem apostar em benefícios personalizados

O compromisso do Fundão com o ambiente

Dos Grados, que colocou em funcionamento a central fotovoltaica em dezembro de 2023, iniciou estas acções de reflorestação como parte do trabalho de integração visual que vai implementar na área da central e na sua envolvente imediata para dar à área um maior valor ecológico.

Estas acções consistirão na implementação de um plano de integração paisagística composto por 2.018 espécies arbóreas e 2.728 arbustos, com a seleção de espécies autóctones presentes no território, bem como na plantação de 29,75 hectares com diferentes tipos de misturas de sementes para favorecer o rápido crescimento da vegetação e promover o enriquecimento do solo.

Esta iniciativa faz parte do compromisso ambiental e social de Dos Grados nas zonas onde se situam os seus projectos de energias renováveis. A integração do meio natural, facilitando a conservação da biodiversidade e a luta contra as alterações climáticas são os pilares da sua gestão ambiental.

Sobre a Dos Grados

A Dos Grados é uma empresa ibérica especializada no desenvolvimento, investimento e gestão de activos reais sustentáveis, formada por uma equipa de empresários com uma longa história no sector energético. Oferece serviços de valor acrescentado aos seus investidores para além do modelo tradicional, uma vez que integra o seu conhecimento dos mercados energéticos na sua atividade de investimento e gere os activos em que investe a longo prazo.

MAIS:  EDP Renováveis conquista três projetos eólicos na Itália em leilão com preço de adjudicação de €77,6/MWh

A Dos Grados está comprometida com a sustentabilidade dos seus projectos e com a geração de um impacto positivo nas comunidades locais onde se inserem os seus projectos, apostando na sustentabilidade, na proteção do ambiente e na criação de uma pegada de valor.

Até hoje, o seu âmbito de atividade tem-se centrado em ativos renováveis, principalmente fotovoltaicos e eólicos, situados em Espanha e Portugal.

Artigo anteriorFed dos Estados Unidos não cortará juros até inflação atingir meta
Próximo artigoPortugueses comparam preços, procuram promoções e estão mais predispostos a experimentar marcas novas ou diferentes das habituais