Início Empresas Redefinindo o mundo em 2023: estudo da Prosegur redefine as cinco tendências...

Redefinindo o mundo em 2023: estudo da Prosegur redefine as cinco tendências globais do futuro

Redefinindo o mundo em 2023

Num contexto de aceleração tecnológica e de eventos disruptivos, a Prosegur Research apresentou uma análise profunda da sociedade atual no relatório atualizado “A twist on the world in 2023“. Este estudo reflete uma reavaliação das tendências identificadas no início do ano, influenciadas por eventos disruptivos que definiram a realidade global nos últimos meses.

“Numa altura de volatilidade e mudança constante, é fundamental adaptarmos as nossas perspetivas para compreendermos melhor o mundo que nos rodeia”, afirma José María Blanco, Diretor da Prosegur Research.

As conclusões do relatório destacam um desenvolvimento tecnológico contínuo, com a inteligência artificial generativa, o metaverso e a computação quântica a ocuparem cada vez mais as esferas dos negócios. Ao mesmo tempo, a saúde e a sustentabilidade estão a convergir numa abordagem centrada no indivíduo e no bem-estar do ecossistema.

As cinco tendências redefinidas que determinarão o futuro são:

Poder difuso: a volatilidade, as rivalidades geopolíticas, a desinformação, a reconfiguração das cadeias de abastecimento e o enfraquecimento das instituições são fatores que criaram um cenário de constante reconfiguração de poder.

MAIS:  Lactogal substituirá frota de veículos por veículos elétricos até 2025

Economia stakeholder: a pandemia e os novos conflitos internacionais estão a provocar uma fragmentação dos grupos e uma procura pela autossuficiência que redefinem os mercados e os sectores económicos.

Capacitação individual e coletiva: o empoderamento está a gerar novas exigências aos intervenientes políticos e empresariais, impulsionando a participação dos cidadãos e originando mudanças na esfera pública.

Convergência tecnológica: as transformações nas “big tech”, a evolução da IA e os novos desafios da cibercriminalidade estão a moldar a inovação e o desenvolvimento a nível mundial.

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde: estes termos estão interligados, uma vez que a sustentabilidade é inconcebível sem colocar a saúde e as pessoas no centro.

O relatório sublinha a necessidade de abordar estas tendências numa perspetiva estrutural e holística. Para tal, destaca também os riscos sistémicos que interagem e têm impacto no sistema global, incluindo a evolução do controlo sobre elementos como a terra, o mar e o ar; a demografia como uma força que reformula o futuro; e a erosão da coesão social.

Em tempos de incerteza e de rápida evolução, a capacidade de antecipar tendências e de se adaptar a realidades em mudança é essencial. José María Blanco explica como a Prosegur Research continua a oferecer uma perspetiva crítica e construtiva para compreender o mundo que nos rodeia.

MAIS:  AlphaValue e Citi reduzem meta da Jerónimo Martins
Artigo anteriorEngel & Völkers nomeia Daniela Rebouta como nova Sales Director da Engel & Völkers Lisboa
Próximo artigoBPI distinguido pela estratégia de inovação e transformação