Início Atualidade Comissão Europeia propõe redução de 90% das emissões e tornar a UE...

Comissão Europeia propõe redução de 90% das emissões e tornar a UE neutra em termos de clima

Comissão Europeia propõe redução de 90% das emissões e tornar a UE neutra em termos de clima

Comissão Europeia propõe redução de 90% das emissões de gases até 2040

A Comissão Europeia propôs esta terça-feira uma redução de 90% das emissões de gases com efeito de estufa até 2040, com o objetivo de tornar a União Europeia neutra em termos de clima até 2050. A proposta será discutida pelo Parlamento Europeu e os Estados-membros.

Condições políticas necessárias para atingir o objetivo de redução das emissões

A Comissão Europeia estipula que é necessário implementar metas como a redução das emissões poluentes em, pelo menos, 55% até 2030, garantir a competitividade da indústria europeia e criar condições de concorrência equitativas com parceiros internacionais. Também é necessário estabelecer um diálogo estratégico com a indústria e o setor agrícola.

O impacto económico das importações de combustíveis fósseis e dos danos relacionados com o clima

Segundo a Comissão Europeia, as importações de combustíveis fósseis representaram mais de 4% do PIB da UE em 2022. Além disso, estima-se que os danos económicos relacionados com o clima na Europa tenham ascendido a 170 mil milhões de euros nos últimos cinco anos.

MAIS:  Exportações de vinhos portugueses caem 1,3% em 2023

Impacto do aumento do aquecimento global na economia da UE

A inação em relação ao aquecimento global poderá reduzir o PIB da União Europeia em pelo menos 7% até ao final do século, de acordo com a avaliação de impacto da Comissão Europeia.

Meta climática para 2040 ajuda na tomada de decisões a longo prazo

A definição de uma meta climática para 2040 ajudará a indústria, os investidores, os cidadãos e os governos europeus a tomarem decisões a longo prazo. Isso é importante para cumprir o objetivo de neutralidade climática em 2050 e minimizar os riscos de ativos irrecuperáveis.

Artigo anteriorSpotify atinge mais de 600 milhões de utilizadores ativos mensais em 2023
Próximo artigoO secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal desmascara a ilusão dos “milhões a chover” no pacote de ajuda aos agricultores