Início Atualidade Os trabalhadores da TAP Portugal aceitaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho

Os trabalhadores da TAP Portugal aceitaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho

Acordo entre Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) chegou a acordo com a gestão da TAP para o novo Acordo de Empresa. O novo acordo foi aprovado com 66% de votos favoráveis em assembleia geral extraordinária, tendo contado com a votação de 93% dos tripulantes.

Demora nas negociações

Dos mais de 10 sindicatos que representam os trabalhadores da companhia aérea, o SNPVAC foi um dos últimos a chegar a um acordo com a TAP. As negociações com os tripulantes de cabine e com os Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) ainda não foram encerradas.

Opinião do presidente do SNPVAC

Ricardo Penarroias, presidente do SNPVAC, comentou que não acredita em negociações rápidas e milagrosas. Ele mencionou que as negociações de três semanas não são viáveis e não representa um recado para ninguém em particular.

Acordos anteriores

O sindicato dos pilotos foi o primeiro a anunciar um acordo com a TAP em junho deste ano. Desde então, quase todos os outros sindicatos também chegaram a um acordo.

MAIS:  Empresário bracarense dirige corrida no Bahrain e faz parceria com grupo Bernardo da Costa

Acordo com os tripulantes

O acordo com os tripulantes, válido até 2026 e que põe fim aos cortes salariais, é uma conquista importante para a TAP e pode trazer paz social à empresa.

Elogios à gestão da empresa

Todos os sindicatos elogiaram a atual gestão da TAP, liderada por Luís Rodrigues, afirmando que tem capacidade dialogante. Em agosto, a nova administração levantou a maioria dos cortes salariais impostos em 2021.

Artigo anteriorEDP apresentará projetos inovadores na conferência COP28 das Nações Unidas
Próximo artigoContribuintes podem deduzir 30% do IVA das faturas de ginásios ao IRS