Início Atualidade Medidas de resposta à seca aprovadas pelo Conselho de Ministros no Algarve

Medidas de resposta à seca aprovadas pelo Conselho de Ministros no Algarve

agua

O Conselho de Ministros aprova medidas de resposta à seca no Algarve

O Conselho de Ministros aprovou uma resolução reconhecendo a situação de alerta na região do Algarve devido à seca. Foram aprovadas medidas imediatas para redução de consumos e racionalização dos recursos hídricos na região, visando garantir reservas para o próximo ano. Medidas estruturais também estão em curso para combater a escassez hídrica na região.

Atribuição de apoios e autorização de despesa

A resolução também determina a atribuição de apoios para as medidas extraordinárias e autoriza a realização de despesa por diversas entidades.

Cortes de água anunciados anteriormente

Há três semanas, o Governo anunciou a diminuição de 25% no abastecimento de água para agricultura e 15% para o consumo urbano no Algarve. O ministro do Ambiente descreveu a situação como “grave” e alertou para a possibilidade de falta de água para abastecimento público no próximo ano.

Medidas propostas e possíveis impactos

A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca propôs um total de 46 medidas para enfrentar a seca no Algarve. Estas medidas deverão ser implementadas por várias entidades, como municípios, gestão dos recursos hídricos e setor do turismo.

MAIS:  Farfetch perde metade do seu valor em bolsa em menos de duas horas
Artigo anteriorBolsa de Lisboa encerra em queda com Mota-Engil como maior perda
Próximo artigoPedidos de subsídio de desemprego nos EUA diminuem para 218.000