Início Atualidade Perturbações em voos europeus: milhões de passageiros afetados

Perturbações em voos europeus: milhões de passageiros afetados

TAP portugal

Companhias aéreas mais pontuais em Portugal

Das companhias aéreas que operam em Portugal, as low cost Eurowings e JET2 foram as mais pontuais, segundo o “ranking” elaborado pela AirHelp. A Iberia encerra o TOP3 enquanto a TAP, pelo contrário, está no lado oposto da lista.

Eurowings e JET2 com maior pontualidade

A alemã Eurowings, que ficou em segundo lugar no “ranking” internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiros e, no geral, alcançou uma pontualidade de 93%. A low cost britânica JET2 transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos, dos quais 81% não sofreram quaisquer perturbações.

Iberia e Ryanair também pontuaram bem

A Iberia, do grupo IAG, transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, tendo registado uma pontualidade de 79%. Já a Ryanair, apesar de registar 72% de pontualidade nos seus voos, é a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos.

MAIS:  Engel & Völkers regista volume de negócios superior a mil milhões de euros em 2023

TAP com baixa pontualidade

Por fim, a TAP foi a “pior companhia aérea, no que à pontualidade diz respeito”. A empresa transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foram pontuais.

Portugal entre os países com mais voos atrasados

Portugal foi o terceiro país europeu que apresentou uma maior taxa de voos atrasados ao longo de 2023. Dos 220 mil aviões que partiram dos aeroportos nacionais, 36% sofreram algum tipo de perturbações.

Outros países com desempenho pontual

Na Lituânia, 80% dos 2 milhões de passageiros que apanharam um voo chegaram ao seu destino a tempo. Já na Noruega, 79,4% dos 28 milhões de passageiros partiram a tempo, e o mesmo aconteceu com 78,8% dos 2,5 milhões de passageiros que partiram da Albânia.

Perturbações em voos europeus

No global, na Europa, mais de 230 milhões de passageiros tiveram problemas com o horário dos seus voos e 15 milhões viram os seus voos cancelados. 17 milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos europeus em 2023 têm direito a uma indemnização financeira ao abrigo da EC261, que regula os voos com partida da UE.

MAIS:  Lisboa encerra em alta com o BCP alcançando máximos de janeiro de 2018
Artigo anteriorRestalia promove empreendedorismo em Portugal
Próximo artigoPráticas anticoncorrenciais no mercado laboral: empresas de consultoria tecnológica condenadas a pagar coimas