Início Atualidade A Telefónica está a preparar-se para dispensar até 5 mil pessoas em...

A Telefónica está a preparar-se para dispensar até 5 mil pessoas em Espanha

Telefónica quer despedir até 5.124 trabalhadores em Espanha até 2026

A Telefónica, operadora de telecomunicações espanhola, pretende demitir até 5.124 trabalhadores em Espanha até 2026. Esse número representa mais de 25% do total de trabalhadores no país, que é de 21 mil.
Essas demissões são destinadas a trabalhadores nascidos até 1968, ou seja, com 55 anos ou mais, e que tenham pelo menos 15 anos de antiguidade. Os sindicatos foram os primeiros a divulgar essa informação, e posteriormente a operadora confirmou um “ajuste” na força de trabalho, sem dar mais detalhes sobre o número de pessoas visadas.

Telefónica justifica os cortes devido à nova era digital

O corte na força de trabalho da Telefónica afetará as três unidades da empresa: Telefónica Espanha, Telefónica Móvil Espanha e Telefónica Soluções. A redução é necessária devido ao “exigente processo de transformação e adaptação que a nova era digital exige”, justificou a operadora em declarações ao Financial Times. Atualmente, a empresa emprega cerca de 103 mil trabalhadores globalmente, mas não anunciou cortes em outras regiões além da Espanha.

MAIS:  Práticas anticoncorrenciais no mercado laboral: empresas de consultoria tecnológica condenadas a pagar coimas

Negociações entre a gestão e os sindicatos

A gestão da Telefónica e os sindicatos terão cerca de um mês para negociar os termos dessas demissões, de acordo com os meios de comunicação locais. Será um período de negociação crucial para determinar como a empresa irá proceder com os cortes e como os trabalhadores serão afetados.

Artigo anteriorPolícia Judiciária identifica 425 “mulas” de dinheiro causando prejuízo de 16,7 milhões de euros em Portugal
Próximo artigoMota-Engil vence concurso para construção da extensão da linha vermelha do Metro de Lisboa