Início Atualidade Produção automóvel em Portugal registou uma quebra de 22% em outubro, mas...

Produção automóvel em Portugal registou uma quebra de 22% em outubro, mas ainda há um crescimento marginal no acumulado do ano

produção automóvel, Portugal, quebra, Autoeuropa, aumento, Stellantis

PRODUÇÃO AUTOMÓVEL EM PORTUGAL REGISTOU QUEBRA DE 22% EM OUTUBRO

A produção automóvel em Portugal sofreu uma queda de 22% em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No entanto, no acumulado do ano, houve um aumento de 3,3%, com um total de 264.174 veículos fabricados.

A quebra na produção foi resultado da paragem na Autoeuropa, iniciada em 11 de setembro, devido à falta de uma peça fornecida a partir da Eslovênia. A fábrica de Palmela retomou suas atividades em 2 de outubro, mas só voltou a operar em pleno em 23 de outubro.

A produção da Autoeuropa caiu 37,5% em termos homólogos, totalizando 16.863 veículos. No entanto, ainda é registrado um crescimento marginal de 0,6% no volume produzido este ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

Por outro lado, a fábrica da Stellantis em Mangualde viu sua produção crescer 29,4% em outubro, com um total de 10.037 unidades. Nos primeiros 10 meses do ano, essa segunda maior fábrica do país produziu 70.650 veículos, o que representa um aumento de 11,7%.

MAIS:  Aumento do IUC pode valer o dobro da redução das portagens do interior
Artigo anteriorA família EDP derruba a bolsa de Lisboa
Próximo artigoA Bolsa de Hong Kong aprova a admissão da Luz Saúde, afirma a Fosun