Início Atualidade Preços do gás engarrafado superam estimativa da ERSE. Consumidores poderão poupar mais...

Preços do gás engarrafado superam estimativa da ERSE. Consumidores poderão poupar mais nas botijas de gás

Preços do gás engarrafado superam estimativa da ERSE. Consumidores poderão poupar mais nas botijas de gás

PREÇOS DO GÁS ENGARRAFADO SUPERAM ESTIMATIVA DA ERSE

Os preços do gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado anunciados pelos operadores em outubro foram superiores às estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Segundo um relatório divulgado pelo regulador, houve diferenças de 1,5% a 5,2% nos preços em relação aos valores estimados pela ERSE. A garrafa de propano de 11 kg teve um preço superior em 5,2% ao preço eficiente, enquanto a garrafa de 45 kg teve uma diferença de 3,7%. Já a garrafa de butano de 13 kg teve uma diferença de 1,5%.

Os preços anunciados são a média dos preços reportados no Balcão Único da Energia pelos operadores com um volume de negócios superior a 1.000 garrafas por ano. Os preços eficientes são determinados com base nas cotações do mercado internacional e incluem componentes logísticas, enchimento, fiscais, entre outros. No último mês, houve uma diminuição nas cotações internacionais do propano e do butano.

A ERSE observou que, nos últimos quatro meses, os preços anunciados têm apresentado um desvio positivo em relação aos preços eficientes. No entanto, esses desvios têm diminuído significativamente, chegando a registrar desvios negativos em algumas categorias de garrafas em outubro. Para novembro, a ERSE já calculou os preços eficientes, que refletem a tendência de queda nas cotações internacionais.

MAIS:  Mineração, agricultura e trabalho doméstico são as profissões mais solitárias

Os consumidores vão poupar dinheiro nas botijas de gás, de acordo com o governo. O governo também permitirá o regresso ao mercado regulado do gás para proteger as famílias dos aumentos de preços.

Artigo anteriorParceria entre Sushi e ZetaChain busca adotar swaps de Bitcoin nativo
Próximo artigo70% do BTC está inativo há pelo menos um ano