Início Atualidade Produção na construção em Portugal aumenta, mas desacelera em fevereiro

Produção na construção em Portugal aumenta, mas desacelera em fevereiro

Produção na construção em Portugal aumenta, mas desacelera em fevereiro

CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL: PRODUÇÃO AUMENTA, MAS DESACELERA EM FEVEREIRO

O índice de produção na construção aumentou 4,7% em fevereiro em termos homólogos, mas desacelerou 0,2 pontos percentuais face ao registado em janeiro, mostraram novos dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

ABANDAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS E OBRAS DE ENGENHARIA

O ligeiro abrandamento registado em fevereiro, segundo o INE, traduz uma descida para os 3,7% (3,5% em janeiro) na construção de edifícios e uma quebra nas obras de engenharia em 0,3 pontos percentuais face ao mês em questão, para os 6,2%. A tendência de descida tinha-se já verificado no primeiro mês do ano, em contraste com os últimos meses de 2023, quando estes três índices cresciam desde setembro (engenharia civil desde agosto).

TAXA DE EMPREGO EM QUEDA E REMUNERAÇÕES EM ALTA

Na mesma direção de queda segue a taxa de emprego, que derrapou 0,4 pontos percentuais em fevereiro, para os 3%. Pelo contrário, a variação homóloga do índice de remunerações subiu 11% – em janeiro, fixou-se nos 10,1%.

MAIS:  O secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal desmascara a ilusão dos "milhões a chover" no pacote de ajuda aos agricultores

No que diz respeito à variação mensal, estes segmentos seguem a mesma ordem: o emprego caiu dos 1,2% registados em fevereiro de 2023 para os 0,8% do mesmo mês deste ano, enquanto as remunerações escalaram dos 2,5% para os 3,4%.

 

Artigo anteriorAltas taxas de imposto sobre empresas em portugal podem afetar a atração de investimento estrangeiro
Próximo artigoWallapop e a sua comunidade pouparam ao ambiente um montante equivalente a 736 milhões de euros em 2023