Início Atualidade Faleceu Odete Santos, ex-deputada e líder comunista histórica

Faleceu Odete Santos, ex-deputada e líder comunista histórica

Odete Santos

HISTÓRICA FIGURA DO PCP, MARIA ODETE SANTOS, MORRE AOS 82 ANOS

Maria Odete Santos, figura histórica do Partido Comunista Português (PCP) que foi deputada na Assembleia da República por mais de 25 anos, morreu aos 82 anos, informou, esta quarta-feira, o PCP.

PERSEGUIÇÃO DA PIDE/DGS POR ATIVISMO E INTERVENÇÃO CULTURAL

Numa nota, enviada às redações, o secretariado do Comité Central do PCP comunica com “profundo pesar” a morte de Odete Santos, descrita como uma “mulher de cultura” que, “desde muito jovem, teve intervenção cultural e antifascista em associações de cultura e recreio do distrito de Setúbal”. “Um ativismo e intervenção que suscitaram a perseguição da PIDE/DGS, a polícia política do regime”.

PERCURSO ACADÉMICO E POLÍTICO DE MARIA ODETE SANTOS

Nascida a 26 de Abril de 1941, na freguesia de Pêga, no concelho da Guarda, Odete Santos estudou no Liceu de Setúbal, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e exerceu advocacia durante anos. Membro do Partido Comunista Português desde 1974, integrou a comissão concelhia de Setúbal, a direcção da organização regional de Setúbal e o comité central do PCP, do qual fez parte de 2000 a 2012. Logo a seguir ao 25 de abril de 1974 integrou a comissão administrativa da Câmara Municipal de Setúbal, indica o PCP.

MAIS:  Explosão em refinaria da Galp em Sines causa um ferido

ODETE SANTOS COMO IMPULSIONADORA DO TEATRO DE ANIMAÇÃO DE SETÚBAL

O PCP destaca o papel de Odete Santos como “principal impulsionadora da criação do Teatro de Animação de Setúbal (TAS), onde representou conhecidos dramaturgos”.

AUTORA E DESTAQUE NAS ÁREAS DOS DIREITOS E DA DEFESA DAS MULHERES

É autora dos livros “Em Maio há cerejas” e “A Bruxa Hipátia – o cérebro tem sexo?”, e de uma coletânea de poesia “A argamassa dos poemas”. Odete Santos foi deputada durante mais de um quarto de século, tendo-se destacado em áreas dos Direitos, Liberdades e Garantias, na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres.

DESTAQUE NA CONQUISTA DE NOVOS DIREITOS E NA AFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A intervenção de Odete Santos foi de particular significado na conquista de novos direitos para as mulheres, como o combate ao aborto clandestino e a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, assim como na criação dos Julgados de Paz. O PCP afirma que ela foi uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.

MAIS:  Lisboa sofre uma queda superior a 1%, com apenas duas empresas cotadas a resistir
Artigo anteriorChristine Lagarde lamenta a morte do antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble
Próximo artigoCasas em regiões de ski são tendência no mercado imobiliário de luxo