Início Atualidade Alterações demográficas nas regiões da UE: Impacto nas regiões rurais e fosso...

Alterações demográficas nas regiões da UE: Impacto nas regiões rurais e fosso urbano-rural

Mais de metade dos europeus viverá em áreas em declínio nas regiões até 2040

Alterações demográficas estão a afetar as regiões da UE

As alterações demográficas estão a tornar as diferentes regiões da União Europeia (UE) mais envelhecidas e menos dinâmicas. O Comité das Regiões Europeu alerta que as regiões rurais deverão ser afetadas com maior intensidade, agravando o fosso urbano-rural, e, até 2040, está previsto que mais de metade dos europeus deverá estar a viver em regiões em declínio.

Efeitos nas regiões rurais

De acordo com o Comité das Regiões Europeu, as regiões rurais serão as mais impactadas pelas alterações demográficas na UE. Estas regiões enfrentarão um envelhecimento da população e uma diminuição da atividade económica, aumentando assim a disparidade entre as zonas urbanas e as zonas rurais.

Fosso urbano-rural

O fosso urbano-rural, que já existe atualmente, tende a agravar-se com as alterações demográficas. O envelhecimento da população e a menor dinamismo económico nas regiões rurais contribuirão para um maior distanciamento entre os centros urbanos e as áreas rurais.

Maior parte da população em regiões em declínio

Até 2040, estima-se que mais de metade dos europeus estará a viver em regiões em declínio. Isso significa que a maioria da população estará em zonas com um contexto demográfico e económico desfavorável.

MAIS:  Alstom revisa previsões e despencade 38% na bolsa

Conclusão

As alterações demográficas estão a ter um impacto significativo nas diferentes regiões da UE. As regiões rurais serão as mais afetadas, agravando o fosso urbano-rural. A previsão é de que mais de metade da população europeia estará a viver em lugares em declínio até 2040.

Artigo anteriorO Bitcoin atinge a marca de 35 mil dólares. É a primeira vez em 17 meses.
Próximo artigoA Mitsubishi Motors pretende vender veículos elétricos desenvolvidos pela Renault sob sua própria marca no Sudeste Asiático e Europa