Início Atualidade Portugal saiu do pódio das dívidas públicas europeias, confirma Eurostat

Portugal saiu do pódio das dívidas públicas europeias, confirma Eurostat

Portugal saiu do pódio das dívidas públicas europeias, confirma Eurostat

O rácio da dívida pública portuguesa cai para o quinto lugar na Europa

O rácio da dívida pública portuguesa voltou a conhecer no segundo trimestre deste ano uma das maiores reduções a nível europeu, saindo do pódio dos mais endividados e passando ao quinto lugar, confirma nesta segunda-feira o Eurostat. O peso da dívida pública portuguesa ficou, nas contas já apuradas, em 110,1% do PIB, deixando agora pela frente Grécia, Itália, França e Espanha. A Bélgica permanece ainda atrás de Portugal mas deverá terminar este ano com um rácio de dívida pública mais elevado.

O Ministério das Finanças de Fernando Medina, recorde-se, prevê que o nível de endividamento público nacional caia neste ano para 103% do PIB, e fique já no final de 2024 abaixo de 100% do PIB (98,9% do PIB). Apesar de a dívida nominal das administrações públicas ter continuado a aumentar, a evolução da economia tem permitido reduzir o rácio da dívida pública.

No segundo trimestre, Portugal surge com a terceira maior redução a nível europeu, atrás de Letónia e Croácia. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o rácio de endividamento público português recua 11,8 pontos percentuais, naquela que é a segunda maior quebra da União Europeia, atrás da Grécia. Os dados do Eurostat desta segunda-feira mostram também que, no segundo trimestre, Portugal regista o nono maior excedente público entre os 27, equivalendo a 1% do PIB (689 milhões de euros).

MAIS:  Comissão Europeia aprova aquisição da Conforama Ibéria pelo grupo XXXLutz
Artigo anteriorA Greenvolt abraça o setor de energia solar distribuída na Irlanda ao adquirir a Enerpower por 25 milhões de euros.
Próximo artigoCaso EDP: Magistrada que já foi casada com membro do GES solicita afastamento do processo judicial.