Início Atualidade Bitcoin (BTC): uma reserva de valor? Características e comparativo com o ouro

Bitcoin (BTC): uma reserva de valor? Características e comparativo com o ouro

ETF de Bitcoin da ARK Invest ainda não está listado no site da DTCC

O Bitcoin é uma reserva de valor?

Um abismo separa a macroeconomia entre os anos de 2020 e 2023, quando a pandemia trouxe a reboque a impressão de papel-moeda, acompanhada de inflação, sucedida por um movimento contrário, ou seja, a retirada de liquidez dos mercados por meio da elevação das taxas de juros dos bancos centrais. Enquanto o apetite ao risco dominou o primeiro momento, a busca por segurança dominou a segunda etapa e, mais uma vez, provocou a seguinte pergunta: “O Bitcoin (BTC) é uma reserva de valor?”

Características do Bitcoin

Para o diretor-geral da Binance no Brasil, Guilherme Nazar, o benchmark do mercado de criptomoedas possui características que permitem incluir o Bitcoin no time do ouro, títulos do Tesouro de economias sólidas como os EUA, os Treasuries, entre outros investimentos considerados “portos seguros”. Foi o que o executivo avaliou em um artigo publicado esta semana na coluna E-Investidor, do jornal O Estado de São Paulo.

Bitcoin como “ouro digital”

Nazar observou que o BTC opera em uma rede descentralizada e é imune à interferência de governos, o que pode ser atraente em tempos de incertezas na economia apesar de períodos de extrema volatilidade e correções acentuadas da criptomoeda. O que ajuda à compreensão de o BTC, que respondia por 51,4% de dominância de mercado nesta quarta-feira (22), frequentemente ser chamado de “ouro digital.”

MAIS:  A consultora Oxford Economics prevê uma inflação de 23% durante este semestre em Angola

Sistema monetário fiduciário vs criptomoedas

Em direção oposta, o executivo salientou que o sistema monetário fiduciário, base da economia global, expõe as moedas aos instrumentos de política monetárias dos bancos centrais, justamente o que aconteceu em 2020, com a oferta de dinheiro, e no final de 2021, quando as instituições começaram a elevar suas taxas de juros.

Lógica das criptomoedas

Sobre as criptomoedas, Nazar enfatizou que elas trabalham sob uma lógica diferente e com uma dinâmica monetária ditada por algoritmos imunes a decisões humanas e, portanto, diversa à política monetária tradicional, centralizada em decisões de bancos centrais, na ampla maioria das jurisdições. Característica que, embora tenha vantagens relacionadas à adaptabilidade, também pode trazer agravamento à economia em caso de escolhas ineficazes.

Mecânicas distintas das criptomoedas

Foi o que ele argumentou para justificar o surgimento de amplo leque de criptomoedas, que, segundo ele, experimentam mecânicas distintas na tentativa de tentar melhorar as finanças tradicionais. Nessa seara, Nazar destacou a interação entre dinâmicas inflacionárias e deflacionárias das criptomoedas.

MAIS:  Faleceu Odete Santos, ex-deputada e líder comunista histórica

Abordagem gradual de suprimento e mecanismos deflacionários

No primeiro caso, ele observou uma lógica semelhante às moedas fiduciárias, pelo aumento gradual de suprimento circulante ao longo do tempo através de mecanismos como staking e mineração, como forma de incentivo à segurança da rede pela participação. No caminho oposto, ele destacou os mecanismos deflacionários por meio de mecanismos como queima (burning) e o halving, vinculado à redução pela metade da recompensa por novos blocos minerados, caso, por exemplo do Bitcoin.

Artigo completo na E-Investidor

Embora o benchmark cripto, acrescentou Nazar, tenha sido projetado para ter um suprimento limitado a 21 milhões de unidades, número previsto para ser alcançado por volta do ano 2140 com a mineração dos últimos blocos, razão pela qual o BTC será escasso e deflacionário, como o ouro.

Destaque na mineração de Bitcoin

De olho na mineração de Bitcoin, um passageiro acabou descoberto na última semana no aeroporto de Foz do Iguaçu supostamente transportando máquinas de mineração de Bitcoin importadas e sem recolhimento de imposto, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

MAIS:  Feriado traz alívio a outubro vermelho em Lisboa. Setor de papel tem crescimento liderando

Titular:

Keywords: .

Artigo anteriorMetLife em Portugal integra Índice de Inclusão Global da Seramount
Próximo artigoOs preços do petróleo caem 4% devido ao adiamento da reunião da OPEP+