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Geração Z: empregadores devem apostar em benefícios personalizados

MetLife

Sete em cada 10 profissionais da geração Z – também conhecidos como centennials – esperam que as entidades empregadoras avancem com uma política de benefícios laborais mais personalizada. As conclusões são de um estudo da empresa de seguros MetLife, sobre Tendências de Benefícios para Trabalhadores.

O estudo revela ainda que as empresas que ajudam os trabalhadores a obter o máximo valor dos seus benefícios sociais têm um impacto positivo no desempenho da organização. É que metade dos inquiridos da geração Z afirma que a maioria das comunicações sobre benefícios que recebem não são relevantes e 63% gostariam que as suas empresas prestassem recomendações mais personalizadas.

Estas conclusões mostram que as empresas terão de reavaliar as suas estratégias de benefícios para satisfazer as expectativas da geração Z que, em breve, representará a maioria da força laboral.

Oscar Herencia, vice-presidente para o sul da Europa e diretor geral da MetLife na Ibéria, diz que “o estudo revela que, da mesma forma que as empresas apresentam produtos ou serviços personalizados para os clientes, também deverão personalizar a oferta de benefícios sociais para os seus trabalhadores. As organizações têm talentos de diferentes gerações e a chave para manter esses profissionais satisfeitos passa por implementar estratégias que reconheçam as preferências únicas de cada geração”. “É uma tendência que está a ser impulsionada sobretudo pela geração Z, mas que terá efeitos positivos na experiência laboral de todos trabalhadores”, conclui.

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A Metlife defende que é necessário um maior envolvimento do empregador e uma maior preocupação com os trabalhadores. De acordo com o estudo, a preocupação que as empresas mostram com os seus trabalhadores tem um impacto tangível no respetivo bem-estar, felicidade e satisfação geral e, por conseguinte, no desempenho organizacional.

O estudo da MetLife revela igualmente que as estratégias que apostem na educação ao longo do ano sobre a oferta e as vantagens dos planos de benefícios da empresa, conjugadas com o aumento da utilização desses benefícios, proporcionam um maior retorno sobre este investimento das empresas.

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