Início Atualidade Rede de inovação verde e desafios para a sustentabilidade ambiental

Rede de inovação verde e desafios para a sustentabilidade ambiental

Rede de inovação verde e desafios para a sustentabilidade ambiental

Desafios ambientais precisam de inovação

Os problemas ambientais, como as alterações climáticas, requerem soluções diversas, tanto no setor público quanto no setor privado. Políticas como a taxação do carbono e incentivos à reciclagem são importantes, mas não suficientes. A inovação e as tecnologias verdes serão fundamentais para limitar o aquecimento global.

Inovação verde ainda em fase de amadurecimento

Segundo um relatório da McKinsey, embora a inovação verde tenha avançado rapidamente, a maioria das tecnologias ainda não está completamente desenvolvida. A consultora identificou 12 clusters de tecnologia climática, dos quais apenas 10% são tecnologias maduras. Cerca de 45% estão em fase de comercialização, 40% estão em fase inicial de inovação e 5% ainda estão em fase de prova de conceito.

Potencial da tecnologia verde e desafios

A tecnologia verde tem um grande potencial, mas ainda há trabalho a ser feito. As energias renováveis, como a solar e a eólica, estão crescendo rapidamente, mas é necessário montar cadeias de abastecimento, desenvolver infraestruturas, integrar diferentes tecnologias e garantir o financiamento necessário.

MAIS:  Época das moedas alternativas? Desempenho de 30 dias e capitalização total do mercado indicam um momento promissor

Austrália aperta controle sobre fundos de investimentos

A Australian Securities and Investments Commission (ASIC) está combatendo práticas de “greenwashing” por parte de fundos de investimento. O órgão considera essas práticas intoleráveis e está processando legalmente alguns fundos. As multas podem chegar a seis milhões de dólares.

Alemanha reduz emissões de gases do efeito estufa

As emissões de gases do efeito estufa na Alemanha caíram 20% no último ano, atingindo o nível mais baixo desde 1950. No entanto, essa redução se deveu à estagnação industrial e não a medidas efetivas de eficiência.

Artigo anteriorGalp pede autorização para se juntar a queixa contra a Venture Global
Próximo artigoColocar o mercado de carbono em operação