Início Atualidade Espanha ganha 79,3 milhões de euros com leilões de capacidade de troca...

Espanha ganha 79,3 milhões de euros com leilões de capacidade de troca de electricidade com Portugal e França

portugal francia españa

Espanha receberá quase 80 milhões de euros dos leilões de “capacidade de troca de electricidade” com França e Portugal

No total, Portugal e França terão que pagar 79,3 milhões de euros à Espanha pela utilização das interligações elétricas.

As operadoras da rede elétrica – Red Eléctrica (Espanha), Réseau de Transport d’Électricité (França) e Redes Energéticas Nacionais (Portugal) – realizaram quatro leilões, um para cada sentido das interligações.

Na interligação Espanha-Portugal, foram atribuídos direitos financeiros para capacidade de troca de energia. Os vencedores do leilão têm o direito de receber a diferença de preço positiva entre os dois mercados ao longo do ano, gerando receitas de 8,7 milhões de euros.

No sentido Espanha-Portugal, foram atribuídos 620 MW por hora, com um preço de 1,40 euros por MWh. No sentido Portugal-Espanha, foram oferecidos 430 MW por hora, com um preço de 0,28 euros por MW e hora.

Na interligação Espanha-França, foram atribuídos direitos de capacidade de troca física. Os vencedores do leilão têm a opção de estabelecer trocas físicas de energia ao longo do ano ou receber a diferença de preço positiva entre os mercados diários dos dois países.

MAIS:  Cervejeiros consideram aumento fiscal de 10% injusto e incompreensível

Até 2024, as “receitas geradas pelos congestionamentos” atingem um valor de 150 milhões de euros, a serem distribuídos igualmente entre os sistemas espanhol e francês.

No sentido Espanha-França, foram oferecidos 690 MW por hora, com um preço de 16,61 euros por MW e hora. No sentido França-Espanha, foram oferecidos 820 MW por hora, com um preço de 6,85 euros por MW e hora.

Artigo anteriorComissão Europeia aprova aquisição da Conforama Ibéria pelo grupo XXXLutz
Próximo artigoOs desafios e pressões do BCE para a sustentabilidade dos bancos europeus