Início Atualidade Eua de água em Portugal: acesso, qualidade e gestão

Eua de água em Portugal: acesso, qualidade e gestão

ERSAR

Portugal melhora a cobertura do serviço de água

No início da década de 90, a cobertura do serviço de abastecimento de água era apenas de cerca de 80% no país, tendo esta percentagem aumentado até 2011 (95%). Desde 2015 a cobertura do serviço de abastecimento de água é de 96%.

Qualidade da água em Portugal

No que diz respeito à qualidade da água para consumo humano em Portugal, em 2022 os 99,9% têm acesso a água de qualidade. Além disso, o relatório conclui que as faturas de água no país (que incluem os serviços de águas e resíduos) continuam a ser “economicamente acessíveis” para os portugueses.

Problemas de infraestruturas e perdas de água

Já no que diz respeito às condutas de água, a ERSAR diz que no setor em baixa (municípios) “a maioria das entidades gestoras opera redes envelhecidas” e que não são devidamente reabilitadas. Além disso, registaram-se 825 avarias nos sistemas em alta e quase 41 mil nos sistemas em baixa.

MAIS:  Tesla e Netflix se tornam os destaques após a banca

Conclusão e situação económica

O investimento acumulado no setor de águas e resíduos atinge 17,5 milhões de euros, tendo 9,4 mil milhões sido realizado por entidades gestoras que prestam serviços em alta e 8 mil milhões por entidades gestoras que prestam serviços a utilizadores finais. Em 2022, os resultados líquidos gerados nas entidades gestoras que operam no setor de águas e resíduos corresponderam a um lucro de 7,9 milhões de euros.

Artigo anteriorBlip, a tecnológica do porto que contrata e oferece benefícios aos colaboradores
Próximo artigoPortugal aguarda revisão de “rating” pela Standard & Poor’s