Início Atualidade Mercados de dívida soberana com taxas de juro acima de 3%: oportunidades...

Mercados de dívida soberana com taxas de juro acima de 3%: oportunidades de retorno em 2024

Serviço Nacional de Saúde, Função Pública, desgaste, governação, investimento, problemas, críticas, manifestações, cidadãos, oposição, medidas, população

Mercados da dívida soberana oferecem taxas de juro acima de 3%

Com as decisões de política monetária mais agressivas dos principais bancos centrais nos últimos anos, agora 60% das obrigações emitidas por países já oferece uma taxa de juro igual ou superior a 3%. Isso era impensável até pouco tempo atrás. Os Estados Unidos têm um peso de 40% nesse cenário, de acordo com o índice Bloomberg Aggregate Bond.

Subida abrupta da inflação obriga bancos centrais a agir

Após uma década de juros baixos para estimular a economia, a inflação subiu de forma abrupta, forçando os bancos centrais a agir. Em dezembro de 2019, apenas 8% da dívida soberana rendia mais de 3%. E 76% da dívida tinha cupões inferiores a 2%. Agora, estão surgindo oportunidades de investimento em rendimentos fixos.

Entrada massiva de capital em fundos monetários

Essa mudança para juros mais elevados tem levado a uma entrada massiva de capital em fundos monetários. Os gestores de investimento estão tendo que reconfigurar as carteiras dos clientes diante dessa evolução radical em um curto período de tempo.

MAIS:  EDP apresentará projetos inovadores na conferência COP28 das Nações Unidas

Oportunidades de retorno em 2024

Para o próximo ano, há diversas oportunidades interessantes nos mercados de rendimento fixo. Acredita-se que na dívida soberana de países desenvolvidos seja possível alcançar retornos superiores a 5%.

Artigo anteriorPrincipais índices em Wall Street em alta com expectativa de cortes de taxas de juro
Próximo artigoBrexit, inflação e petróleo